CONCEITO
A coleção Fernando Jaeger Atelier valoriza a madeira e o trabalho de marcenaria fina, atenta aos detalhes e presente no todo. Uma proposta que revela o interesse pela arte dos mestres marceneiros e traz o olhar autoral do designer para a produção em série, conferindo expressão e identidade ao móvel.

Nas lojas atelier, Fernando explora o conhecimento que acumulou ao longo de 36 anos pesquisando as diferentes aplicações da madeira. Uma busca que o levou ao interior de diversas regiões do país e deu origem a um modelo de produção 100% nacional.

O resultado é uma linha variada de móveis feitos sob encomenda, que podem ser customizados pelo cliente a partir da escolha da madeira e do tecido que será utilizado. Uma proposta que atravessa o tempo e não se prende a tendências e estilos. Que abre espaço para as suas preferências e deixa a sua casa com o seu jeito de ser.

O DESIGNER

Móveis não são necessariamente para sempre, mas são para todos os dias. Durante anos, eles nos acolhem e nos dão conforto, guardam nosso sono e nossas memórias, deixam nossa casa com a nossa cara. Alguns passam de geração para geração, outros se vão por necessidade ou opção. Mas, de um jeito ou de outro, eles têm de ser sempre confortáveis e resistentes – sempre. É por isso que precisam ter um bom projeto, um belo desenho, a melhor matéria-prima e uma execução perfeita – o que traz algumas implicações, principalmente para quem trabalha com madeira.

Sim, a madeira. Fernando Jaeger sempre se interessou pelo uso da madeira e pela arte das pessoas que passam horas trabalhando nas minúcias de uma peça.Um gosto que desenvolveu em mais de 30 anos de trabalho como designer e apurou durante as muitas visitas a pequenos fabricantes de móveis no interior do Brasil. E ele rodou o país…Desde os primeiros trabalhos na área, Fernando percorreu vários estados em busca de matérias-primas e novos tipos de madeira, de fornecedores que pudessem executar seus projetos e produzi-los em escala. Encontrou muitos ao longo do caminho. Alguns trabalham com ele até hoje, mais de 28 anos depois, e o ajudaram a se enveredar em uma área que poucos designers haviam seguido até então: transformar o projeto de um móvel em um produto autoral e feito em série, com qualidade e a um preço acessível. Um produto totalmente produzido no Brasil, com o nosso DNA.

DA CONCEPÇÃO À EXECUÇÃO

Fernando sempre pisou o chão de fábrica e desde cedo lapidou uma visão abrangente do negócio. Até hoje desenha pensando nas pessoas e máquinas que trabalharão a matéria-prima e continua visitando fornecedores, identificando possibilidades e transformando projetos em produtos. Ele conhece bem esse processo.O resultado pode ser conferido nas seis lojas que o designer mantém, quatro delas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Um trabalho amparado por indústrias de móveis de pequeno e médio porte, de Rondônia ao Rio Grande do Sul, que cresceram junto com o designer.

Em seus três ateliers e nas três lojas de pronta entrega, Fernando comercializa mais de 200 produtos. Também vende uma linha com 180 tipos de tecidos, muitos deles exclusivos e desenvolvidos com a ajuda do próprio designer.Uma coleção que está sempre se renovando, mas também inclui peças que nunca saíram de produção – e que estão aí, há mais de duas décadas na casa das pessoas, seja acolhendo, dando conforto, guardando memórias ou alimentando sonhos. Afinal, um móvel não é necessariamente para sempre, mas tem de ser pensado como se fosse.